O sistema APS desempenha um papel muito importante dentro de uma empresa no planejamento e programação dos processos produtivos. Seu principal objetivo é otimizar o sequenciamento da produção de uma indústria de forma assertiva.
Com altas demandas de produção, controlar tudo o que ocorre nos maquinários pode ser uma tarefa muito complexa e demorada. Mas com um bom sequenciamento da produção, os benefícios surgem de todas as partes, como por exemplo o aumento na produtividade e na lucratividade.
O software coleta informações para usar no sequenciamento e planejamento necessário, entre elas o plano mestre de produção, os recursos, os roteiros de produção e os estoques.
Com essas informações, o sistema já é capaz de sugerir sequenciamentos para a fábrica. A equipe pode então fazer planos relacionados aos possíveis cenários encontrados dentro do processo.
O sistema APS é um software usado para programar a produção, que envolve uma sincronia programada em cada máquina da fábrica. A sigla remete a Advanced Planning and Scheduling ou ainda Advanced Planning Systems, que nos leva a uma tradução livre “Sistema para Programação e Planejamento Avançados”.
Um Sistema APS tem uma série de funções que visam garantir sua capacidade de programar e planejar o funcionamento de uma produção, dentro de uma capacidade finita, sob restrições, e permitir a visualização fácil e rápida das ocupações reais dos recursos.
Entre os resultados estão:
Com um sistema gerenciando com certeza e precisão, ganha-se muito mais confiança para prometer ao cliente prazos e cumpri-los. O Sistema APS gera programações com muita facilidade, mesmo diante de eventuais imprevistos – como quebra de maquinário, falta de pessoal ou de material ou algo que possa comprometer os prazos. Dessa maneira, torna-se possível tomar decisões que impeçam esses imprevistos de se tornarem atrasos substanciais.
O Sistema APS permite que a equipe de planejamento tenha mais disponibilidade para tomar boas decisões ao lidar com imprevistos. Isso porque ele oferece a opção de gerar programas viáveis com mais agilidade e dar uma resposta aos clientes ou às demais áreas da empresa em relação ao tempo prometido.
Neste caso, o Sistema permite que se avalie o que é mais importante na hora de passar à frente esta ou aquela ordem de produção; com o sistema é possível incluir diversos critérios, como ordens prioritárias, que geram mais receita, que tem maior multa em caso de atraso ou que está a mais tempo em espera.
Aqui o Sistema APS permite que restrições secundárias – como a falta imprevista de pessoal, de instrumentos ou ferramental – seja incluída na programação de maneira precisa. Assim, são eliminadas, por exemplo, casos em que duas ordens de produção são programadas para um mesmo horário, sendo que dependem de um mesmo fator, ainda que devam ser executadas em máquinas diferentes.
O Sistema APS gera um sincronismo que permite reduzir o tempo de espera em máquinas que possuem demanda, mas que possam estar aguardando a conclusão de uma etapa anterior. Assim, o tempo de utilização de cada máquina é otimizado e traz resultados excelentes à empresa.
Em horários de pico, em que o custo da energia elétrica é elevado, o Sistema APS pode ajudar a programar a produção para que apenas recursos críticos sejam executados nesses horários, reduzindo assim o consumo e trazendo economia.
Com regras avançadas de sequenciamento, gera-se uma programação do início das ordens de produção para datas mais avançadas, sem que isso comprometa o prazo de entrega. Assim, reduz-se o estoque de materiais em processo, chamado de WIP, e os tempos de atravessamento, o Lead Times.
A produção em sequência pode ser realizada para produtos iguais, parecidos ou que tenham uma mesma configuração de máquina para aproveitar o tempo de setup. Com o Sistema APS é possível definir uma matriz de setup para gerar a melhor programação em situações em que uma sequência diferente determina tempos de setups diferentes.
Apenas recursos críticos em situações críticas tornam de fato necessária a contratação de horas extras e com um Sistema APS se torna possível melhorar a gestão do calendário do pessoal e reduzir gastos desnecessários.
O Sistema APS permite aumentar a eficiência da comunicação entre as diversas áreas da fábrica, pois possibilita obter com precisão informações para o planejamento, vendas e produção. Tudo isso com agilidade.
O DELMIA Ortems é o software APS implantado pela G2A que tem trazido resultados a diversos clientes por todo o Brasil. Ele é a única solução do mercado a interagir com o planejador em casos de imprevisto e traz demonstrações claras do impacto de cada um desses eventos na fábrica.
Considerando ainda que o payback destes projetos é de menos de um ano após a implementação. Dessa maneira, os usuários do sistema APS DELMIA Ortems tem obtido grande sucesso na otimização dos fluxos produtivos, com muito mais produtividade e lucratividade.
Quer ver uma demonstração do APS DELMIA Ortems em funcionamento? Acesse o link abaixo.
SOLICITAR UMA DEMONSTRAÇÃO