A indústria 4.0 já é uma realidade e mudou a forma de como as empresas devem responder às necessidades de seus clientes, que se tornam cada vez mais exigentes com o tempo de entrega e qualidade do bem adquirido. Diante de tantas mudanças e novos comportamentos, qual é a melhor solução para modernizar a programação de produção na indústria 4.0?
Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, é um termo que faz referência à maneira como a tecnologia tem automatizado a gestão da manufatura e o trabalho operacional na cadeia produtiva, para aumentar a eficiência e a produtividade e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade do produto final. Impactando, diretamente, na programação da produção dentro das indústrias.
Sabemos que a programação da produção é a alocação dos recursos e processos para transformar a matéria-prima em bens e serviços, atendendo à demanda dentro do prazo, com equilíbrio entre os pedidos do cliente e os recursos disponíveis.
Atualmente, mesmo com o avanço da tecnologia, a programação da produção ocorre manualmente em muitas indústrias. Elas utilizam planilhas sem atualização automática para controlar os processos e dependem do conhecimento de pessoas específicas, que, geralmente, são aquelas que trabalham há mais tempo dentro da empresa.
Entretanto, para acompanhar o progresso da Indústria 4.0, a programação da produção deve deixar de ser tradicional e manual para tornar-se moderna e automatizada, abandonando a cultura de informações centralizadas na mente das pessoas para estarem armazenadas em bancos de dados e serem geridas por meio dos softwares.
Na Indústria 4.0, as pessoas, informações e equipamentos se integram por meio dos sistemas e aplicativos que, por sua vez, conectam-se com diferentes setores envolvidos para gerar automação nos processos, trazendo eficiência na cadeia produtiva e controle em tempo real.
Assim, a programação da produção trabalha com dados sempre atualizados e pode contar com a alta tecnologia que eleva o desempenho das máquinas, reduzindo retrabalhos, perdas e ociosidades.
Veja alguns exemplos disso:
Será que a robotização da manufatura irá substituir de vez a mão de obra humana? Não! As pessoas sempre serão necessárias:
Para trazer agilidade nos processos de manufatura da indústria 4.0, o software APS (Advanced Planning and Scheduling) prevê e indica a programação de produção que irá utilizar os recursos da melhor maneira, considerando o histórico, prazos de entrega, capacidade finita, maquinários e mão de obra disponíveis. De forma a combinar a demanda e a capacidade, reduzindo a probabilidade de custos com interrupções.
O APS DELMIA Ortems é o melhor software APS para otimizar os processos produtivos na indústria 4.0. Além de realizar a programação da produção, ele também:
Essas percepções levam a menos estresse no dia a dia da produção e melhoram a tomada de decisão.
Com o APS DELMIA Ortems, os gestores não apenas administram as mudanças conforme elas acontecem, mas também têm maior visibilidade geral da empresa, realizando: entregas no prazo, melhor atendimento ao cliente, redução de estoque e do tempo de ciclo, com aumento na produtividade e na lucratividade.
Conte com o APS DELMIA Ortems para realizar a programação da produção em sua indústria. Veja uma demonstração gratuita: