Adotar indicadores de produção em uma indústria tem a capacidade de otimizar o controle dos processos e as rotinas de trabalho. Quando se tem métricas de desempenho, ganha-se em eficiência, há melhorias nas tomadas de decisão e, consequentemente, na gestão.
Acompanhar os chamados KPIs (Key Performance Indicators) ou “indicadores-chave de desempenho” oferece um caminho mais claro e produtivo. Quando alinhados às expectativas da empresa, geram melhores resultados. Por isso é importante que você conheça os principais indicadores de produção e como acompanhá-los.
Os indicadores de desempenho são percentuais, taxas ou índices usados para medir de forma qualitativa e quantitativa os resultados de processos, de equipes e da empresa de uma forma geral. Esses indicadores apontam se o desempenho segue de acordo com o esperado e se objetivos e metas de qualidade estão sendo alcançados.
Um bom indicador reflete os objetivos da empresa e é estratégico para o negócio. Com dados confiáveis, esses indicadores podem ajudar os gestores a conduzir melhor a empresa e diagnosticar falhas nos processos e dentro dos setores. Com as informações valiosas obtidas por essas métricas, os pontos fortes da empresa são destacados e os fracos podem ser trabalhados, contribuindo para o sucesso da organização.
No setor industrial, os indicadores de produção medem a performance e eficiência das operações industriais. Esses dados permitem que o gestor tenha informações estratégicas, tenha ideia do tempo necessário para executar cada um dos seus processos, garantindo o bom funcionamento da fábrica.
Os indicadores de produção contribuem para a redução de custos e aumento do desempenho, já que por meio deles é possível medir o nível de qualidade nas etapas da linha de produção, observar gargalos, desperdícios e outros fatores que atrapalhem o desempenho.
Também é possível saber o aproveitamento de recursos em relação aos resultados gerados em determinado espaço de tempo e mapear os pontos fortes na produção e da equipe.
Cada empresa escolhe os indicadores mais relevantes para sua própria realidade e pode até mesmo desenvolver métricas importantes para cada caso. Alguns dos principais indicadores de produção:
Este indicador mostra de maneira direta, qual é a OP (Ordem de Produção) que está mais atrasada e qual a que está mais adiantada em relação ao prazo de entrega ao cliente.
Indica o total de OPs em antecipação em relação ao total de OPs programadas. É um indicador global de todas as OPs presentes no horizonte de cálculo.
Este indicador pode ser parametrizado por períodos e pode também ser calculado somente para as OPs de produtos acabados.
Mostra para uma determinada OP qual o tempo total de todas as fases a serem executadas: data final da última fase – data inicial da primeira fase. Este indicador é importante para as análises tempo de produção, alertando para qualquer anomalia no cadastro de tempos das fases.
Mostra para uma determinada OP a diferença em dias entre o seu caminho crítico e o tempo de residência, em outras palavras, é a diferença em dias entre a duração teórica da OP e a sua duração no planejamento.
Mostra para uma determinada OP a diferença em dias entre o seu caminho crítico e o tempo de residência entre as fases da OP.
Mostra para uma determinada máquina a razão entre a duração de todas as operações planejadas na máquina, excluindo os tempos de configuração e o horizonte de trabalho da máquina.
O horizonte de trabalho da máquina é a diferença entre a data final da última operação planejada na máquina e a data de início da primeira operação que ela produz, menos o tempo de inatividade total da máquina nesse período.
Para uma determinada máquina, essa é a diferença, em dias, entre o horizonte de planejamento global e a duração de todas as operações planejadas na máquina mais os tempos de inatividade da máquina. É o número de dias em que a máquina poderia estar funcionando, mas não está.
Para uma determinada máquina é o tempo de setup, é a soma dos tempos de troca da ferramenta, preparação e dos parâmetros da máquina, expressos em dias.
Para uma determinada máquina, o custo operacional é igual a: custo operacional por hora da máquina * número de horas de carga de trabalho da máquina, não considerando os tempos de setup.
O custo operacional por hora é um valor que você define no cadastro de máquinas no módulo de dados do sistema do APS DELMIA Ortems.
O valor calculado deste indicador de desempenho é a soma dos valores obtidos para todas as máquinas consideradas.
Para uma determinada máquina, o custo operacional é igual a: custo por hora do setup da máquina * número de horas de setup da máquina.
O custo por hora de setup é um valor que você define no cadastro de máquinas no módulo de dados do sistema.
O valor calculado deste indicador de desempenho é a soma dos valores obtidos para todas as máquinas consideradas.
Para um determinado tipo de operador, o custo é igual a: custo por hora do tipo de operador * número total de horas da carga de trabalho do operador.
O custo por hora do tipo de operador é um valor que você define no cadastro de operadores no módulo de dados do sistema.
O valor calculado deste indicador de desempenho é a soma dos valores obtidos para todos os operadores considerados.
Estes são alguns dos principais indicadores de produção, mas cada empresa pode trabalhar de acordo com suas próprias necessidades, criando novas métricas de acordo com seu propósito.
Para criar um novo indicador, a empresa deve identificar seu propósito, definir em quanto tempo ela fará a avaliação, apontar os responsáveis por colher os dados e como será a fórmula de cálculo do resultado – se em porcentagem, em número, uma estatística.
Um indicador de desempenho deve ter um intervalo de validade, abranger todas as variáveis possíveis para permitir o cálculo e indicar onde e como elas serão coletadas. Por fim, um responsável por avaliar essas métricas e oferecer uma resposta à empresa deve ser indicado.
Os indicadores de produção auxiliam no processo de gerenciamento de rotinas em uma indústria. É importante contar com sistemas tecnológicos, para centralizar e otimizar o uso dos dados.
Para gerenciar o desempenho por meio dos indicadores de produção, contar com um software especializado facilita o trabalho e otimiza os resultados dessas métricas.
O DELMIA Ortems, sistema implantado pela G2A, é uma solução capaz de gerar esses indicadores e ajudar o gestor na tomada de decisões relacionada às informações que se obtém por meio dele.
O APS proporciona otimização dos fluxos produtivos e muito mais lucratividade.
Quer melhorar os seus indicadores de produção com o APS DELMIA Ortems?