DELMIA Ortems

O software de planejamento avançado DELMIA Ortems funciona como uma extensão de sucesso aos sistemas tradicionais de gerenciamento como ERP, MES, PLM e SCM, complementando as soluções DELMIA Digital Manufacturing e DELMIA Apriso. Suas soluções são colaborativas e focadas em planejamento e programação de produção. Além disso, é utilizado por centenas de empresas e milhares de usuários, em 63 países, para produção discreta e processos complexos.

A DELMIA Ortems adiciona o poder da otimização de recursos de capacidade finita baseada em restrições e sincronização dos fluxos de produção - de matérias-primas a produtos acabados. Dessa forma, auxilia indústrias e provedores de serviços a conectar os mundos virtual e real das redes de valor para colaborar, modelar, otimizar e executar atividades.

A excelência operacional requer harmonia em toda a rede de valor, por isso a DELMIA é uma solução completa que valoriza as partes interessadas da rede de fornecedores, fabricantes, fornecedores de logística e transporte, operadores de serviço e forças de trabalho.

Ortems é Dassault Systèmes


A francesa ORTEMS foi comprada pela também francesa Dassault Systèmes (uma das líderes mundiais em Tecnologia para a Indústria) e agora conta com o aporte tecnológico de um time de 17.000 funcionários de uma das 15 maiores empresas de Tecnologia do mundo.

A Dassault é uma das precursoras das Tecnologias para a Indústria 4.0, combinando realidade virtual e simulações, desde a concepção de novos produtos e novas fábricas até a produção e distribuição ao cliente final.

Essa fabricante mantém um time de engenheiros de SW dedicados ao desenvolvimento dos novos lançamentos e ao suporte bilíngue a todos os seus clientes globais. Portanto, os clientes Ortems recebem, periodicamente, um upgrade da solução Standard Ortems. Em outras palavras, todo testemunho que você ouvir sobre ORTEMS, em qualquer parte do mundo, poderá ser aplicado, na íntegra à sua realidade fabril.



Acesse o site da DASSAULT

Benchmarking ROI Ortems

Muitos clientes Ortems já testemunharam números nestes patamares.
Eles confirmam que o retorno do investimento ocorre em até um ano após a implantação.

50%
Lead time
25%
Setups
60%
Tempo de programação
40%
Inventários
 

100%
Visibilidade e
monitoramento

50%
Nível de serviço cliente


40%
Produtividade

1. OMP - Ortems Manufacturing Planner

Baseado na previsão de vendas da área comercial, políticas de estoque para cada SKU e pedidos de vendas firmes, ORTEMS realiza o cálculo do MPS e MRP alocando as fases produtivas destes roteiros em seus recursos de acordo com as regras de otimização elegidas.

A facilidade e velocidade de cálculo da solução permitem que o planejador simule cenários diversos com tratativas de “n” hipóteses, como por exemplo, crescimento de capacidade em turnos, em máquinas ou plantas produtivas, analisando a todo tempo os indicadores de desempenho que a solução calcula. DELMIA Ortems salienta de forma muito visual as piores e melhores alternativas entre múltiplos cenários.

Usado geralmente em horizontes de planejamento de longo prazo onde a Empresa, antecipadamente, precisa visualizar as ocupações dos recursos (sobrecargas e/ ou ociosidades) de forma otimizada e então poder estimar com maior precisão sobre a necessidade de compras de máquinas, adequação de MDO e consumo de matérias primas e insumos.
 
O DELMIA Ortems Manufacturing Planner fornece visualizações de análise de carga para identificar imediatamente gargalos de fabricação em todos os recursos primários e secundários. Seu mecanismo de nivelamento de carga configurável é usado para alocar de maneira mais otimizada a sobrecarga ao longo do tempo.

Os recursos colaborativos da plataforma permitem que os participantes da cadeia de suprimentos fiquem engajados com base em seu nível de responsabilidade. Os dados de planejamento e KPI podem ser compartilhados por toda a organização de forma que as equipes visualizem as flutuações de carga e construam com mais assertividade o planejamento de Budget dos anos futuros.

É uma ferramenta utilizada nas reuniões de S&OP para ajudar a distribuir da melhor forma o volume de vendas previsto, frente à macro capacidade finita disponível. Produção e vendas poderão finalmente simular com rapidez e facilidade as alternativas existentes para alocar as cargas, considerando os planos de investimento, as variáveis e prioridades de produção, bem como as restrições de matéria-prima e MDO. A plataforma atende cenários de MTO, MTS e misto. As simulações diversas são registradas e o OPS disponibiliza clara comparação entre todas elas.

2. OSR (MRP) Synchronized Resource Planner: MRP sincronizado

Dada a previsão de vendas, políticas de estoque estabelecidas para cada SKU, e pedidos firmes recebidos, DELMIA Ortems elabora o cálculo do MRP sugerindo as quantidades a serem produzidas, não somente para os itens acabados mas também para todos os semiacabados presentes na estrutura (BOM). Considera as demandas dependentes e independentes de todos os itens, observando os saldos existentes, os lotes mínimos, múltiplos e máximos, horizonte de exploração, etc.

Além disso, cria links dinâmicos entre as diversas ordens de produção para que, no caso de uma ordem de produção ser deslocada no plano, todo o ciclo produtivo e suas ordens relacionadas sofram automaticamente a propagação em toda a cadeia produtiva.

O módulo OSR é muito utilizado para simulação de pedidos urgentes dentro da ferramenta, sem passar pelo ERP.

Características principais:
  • Otimização do uso dos inventários intermediários durante o processo de criação das ordens de produção.
  • Completa rastreabilidade dos links de alimentação entre as diversas ordens de produção.
 
Ter um MRP dentro da ferramenta de APS é a única maneira de verificar impactos na programação, quando receber ordens inesperadas, cuja produção do item acabado envolva mais de uma ordem de produção e/ou estoques intermediários. Caso contrário, será necessário criar todas as ordens pertinentes no seu ERP, de toda a estrutura, criar os links entre elas, e depois passar estas “novas ordens” por interface para que o APS possa trabalhar na otimização das mesmas.

O MRP sincronizado - Synchronized Resource Planner - cria links de rastreabilidade provisórios entre ordens de serviço de produtos semi-acabados e acabados, trabalhando com o DELMIA Ortems Production Scheduler e o DELMIA Ortems Manufacturing Planner para equilibrar cargas e acelerar linhas de fluxo.

3. OPS – Ortems Production Scheduler

Especialmente em um panorama de curto prazo, no qual os compromissos com datas de entrega ou reposição de estoques são bastante desafiadores, a área industrial precisa otimizar o uso dos recursos considerando a capacidade finita e as restrições envolvidas na produção. Como exemplos de restrições comuns podemos citar a necessidade de minimizar as trocas de ferramentas, setups e limpezas dado características de produção/produto, disponibilidade de recursos limitados, distintas prioridades de entrega, calendários distintos, falta de matéria-prima, entre outras.

Ortems não somente realiza o sequenciamento otimizado, podendo respeitar critérios de otimização distintos por grupo de máquinas, mas interage com o programador, alertando para piores e melhores indicadores de desempenho a cada novo evento na programação, de forma extremamente visual e colaborativa.

É bastante provável que você perceba muita similaridade no discurso de como as soluções diversas tratam conceitos relacionados à planejamento e programação da produção (como a teoria das restrições, gargalos, ociosidades, capacidades, priorizações e outros) e na forma gráfica “tipo Gantt” que permite visualização clara das ocupações e recursos da fábrica.

Entretanto, algumas características da Solução DELMIA Ortems são bastante exclusivas e diferenciadas.

DELMIA Ortems é a única solução de mercado que, de fato, interage com o planejador em caso de qualquer IMPREVISTO, mostrando claramente o IMPACTO e otimizando a REAÇÃO da Empresa.
 
Em destaque:
  • Comparação ILIMITADA de vários cenários de forma simultânea (Cenário A com B; Cenário A com B e C; Cenário A, com B, C e D, sem limites).
  • Cálculo automático de 35 indicadores de desempenho (KPIs) para cada um dos cenários simulados.
  • Destaque em automático, para cada indicador calculado, do melhor resultado na cor verde e do pior resultado na cor vermelha. Ou seja, o cenário com maior número de melhores indicadores sugere o cenário vencedor.
  • Alertas automáticos quando um ou mais indicadores calculados e monitorados extrapolam os limites impostos pela Empresa. Exemplo: Se o objetivo de nível de serviço foi colocado como sendo de 99% e um evento acontece no plano fazendo com que esse indicador vá abaixo de 99% o sistema alerta a nova taxa calculada e destaca quais ordens estão sendo prejudicadas.
Certificação oficial do ERP SAP (ECC6 e HANA) no que tange às interfaces entre SAP e Ortems. Mas isso não somos nós quem dizemos, mas a própria SAP em seu Website. Acesse o link e digite ORTEMS na lupa.

ACESSAR
Múltiplos programadores colaborando entre si, simultaneamente, dentro de um mesmo ambiente de planejamento! Sim! Além do usuário Master e dos visualizadores nós temos uma tipologia especial de usuário que pode fazer sugestões de alterações “on line” dentro do plano. O usuário Master recebe a cada “x” minutos um aviso eletrônico de que um colaborador está sugerindo algo e visualiza a sugestão e o impacto dela.
E no dia-a-dia da área de planejamento, resumidamente, Ortems, mais do que otimizar planos, interage com o planejador. Alerta o planejador! É uma solução extremamente intuitiva e colaborativa. Vale a pena checar.

4. DELMIA Ortems VIC: Virtual Interface Configurator

Não há como negar: quando o Cliente não possui uma aplicação de conexão deste tipo o esforço para manutenção, acompanhamento e, propriamente, extração e importação dos dados para integração entre variados sistemas é bastante considerável. Em outras palavras, diversas linguagens, ausência de uniformidade e alocações em diferentes bases, podem nos tornar refém de colaboradores “especializados” em cada integração (o que pode ser oneroso e lento no suporte e manutenção).

VIC é uma ferramenta de interface que exige habilidade técnica reduzida para sua operação e isso minimiza consideravelmente os esforços no desenvolvimento e administração de suas interfaces.

VIC é uma solução “user friendly” que traz o domínio sob suas integrações de forma bem documentada e padronizada sem a necessidade de especialistas de desenvolvimento para sua operação.

Esse módulo é fornecido gratuitamente ao Cliente, junto com qualquer outro módulo.

O DELMIA Ortems Visual Interface Configurator (VIC) pode ser usado para integrar-se a vários ERP e MES, múltiplos bancos de dados e múltiplos formatos de arquivo. Envolve integração configurável e não programável, e evita a necessidade de desenvolver interfaces específicas não duráveis.
 
São possíveis vários modos de sincronização de dados, como por exemplo: o regenerativo ou baseado em variação. Uma vez configuradas, suas interfaces podem ser testadas e validadas, individualmente ou globalmente, dentro da ferramenta. Além disso, o VIC ou Configurador de Interface Visual facilita a duplicação de interfaces nos servidores de teste, qualificação e produção. Isso garante que a fase de integração do seu projeto seja bem-sucedida.

E, por ser simples de usar, facilita a continuidade e manutenção das interfaces. As atualizações são fáceis de fazer e gerenciar internamente, como parte do processo de melhoria contínua das soluções de planejamento e programação da Dassault Systèmes.

Benefícios do VIC:
  • Integrar facilmente um novo aplicativo
  • Encurtar projetos de integração
  • Reduzir os custos indiretos das interfaces
  • Centralizar e esclarecer as trocas de dados na empresa
  • Facilitar a manutenção e atualização de interfaces

5. SAP Ortems Adapter (OSB)

Inevitavelmente vários dados deverão ser trocados entre o ERP SAP e o APS DELMIA Ortems.

Existem duas maneiras para fazer isso: Com um conector já pronto e certificado pela SAP (que é o nosso caso) ou começar do zero com desenvolvimentos específicos realizados por especialistas que deverão criar e manter os programas de interface.

Os exigentes Clientes que utilizam o ERP SAP se sentirão muito tranquilos quando conhecerem nosso conector de downloads e uploads de dados entre o SAP e Ortems. Afinal, a própria SAP nos certifica em seu website! Coloque o nome do APS ORTEMS e verifique você mesmo:

VERIFICAR

Ortems é certificada pela SAP desde 1997.

Provado e testado em centenas de clientes no mundo que rodam o SAP, inclusive já na mais nova versão HANA.

Solicite uma demonstração

Entenda os benefícios que as empresas obtêm com o APS DELMIA Ortems

SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO
SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO